No
âmbito do Projeto Comenius – Inclusão
para Todos, a turma do 1.º A desenvolveu, em duas sessões, a atividade “Meninos
do Mundo”, dinamizada pela professora titular de turma, Mafalda Almeida.
Esta
atividade teve como principais objetivos a valorização da cor negra e,
consequentemente, a valorização da autoimagem de alguns alunos da turma, que continuavam
a associar a “cor de pele” ao lápis cor-de-rosa. Pretendia-se que todos
entendessem que não há “hierarquias” relativamente às diferentes cores de pele,
mas sim coisas em comum e diferenças entre todos.
Assim,
na primeira sessão, a professora projetou no quadro interativo o filme “Meninos
do Mundo”, construído pela própria, onde estavam representadas várias crianças
de diversas partes do mundo e em diversos contextos: urbanos, rurais, em grupo
ou sozinhas. As imagens foram acompanhadas por músicas representativas dos
diferentes países/continentes.
Após a visualização do mesmo, os
alunos partilharam impressões sobre
as imagens apresentadas, tendo-lhes sido explicado que aquelas crianças eram
oriundas de diferentes países/continentes. De seguida, foi solicitado que
pensassem quais eram os aspetos comuns e as diferenças que tinham dos outros.
Depois de muito se discutir, concluíram que tinham muito mais semelhanças do
que diferenças, sendo a principal o facto de serem todos CRIANÇAS.
De seguida, o grupo viu e ouviu o conto animado “ Menina bonita
do laço de fita”, de Ana Maria Machado, através do link http://www.youtube.com/watch?v=ZF5AUmpbgt8, tendo-se debatido o conceito
da beleza e “o que é ser bonito”. Aqui as opiniões foram díspares, tendo os
alunos compreendido que a noção de beleza não é igual para todos, o que é uma mais-valia,
pois seria muito aborrecido se as pessoas gostassem todas das mesmas coisas.
Assim, a diferença é vista como algo que devemos valorizar e não desprezar.
A escolha deste conto teve como objetivo primário
a sensibilização das crianças para o facto de nós sermos aquilo que é a nossa
família. Assim solicitou-se aos alunos que falassem dos seus familiares: “Como é a tua família?”, “Com
quem é que te pareces?”, “Quem são os teus pais?”, “Onde
é que nasceram?” e “Quem são os teus avós?”. Para trabalho de casa, levaram uma
árvore genealógica que tiveram de construir com a ajuda dos pais.
Na
segunda sessão, os alunos viram o filme “A turma do 1.º A”, acompanhado pela
música “Ninguém é igual a ninguém”, que eles ouviram e entoaram, tendo-lhes
sido, depois, solicitado que fizessem o seu autorretrato, verificando-se que
todos se reviram na sua cor.
De
forma a partilhar com os restantes alunos da escola a atividade desenvolvida,
construiu-se um painel, fora da sala de aula, onde foram colocados os seus
autorretratos, alguns dos desenhos que fizeram do conto, algumas árvores
genealógicas, assim como algumas frases sobre o tema.
E aqui estão eles, a turma do 1º
A, todos diferentes, como é tão bom ser!
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