Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

terça-feira, 10 de junho de 2014

“Laboratório de Histórias”/AmadoraEduca



No decorrer do 3º período letivo foi dinamizado na nossa escola o projecto “Laboratório de Histórias”, onde foram contadas e dramatizadas algumas das histórias dos contos tradicionais infantis, entre elas a "História do Capuchinho Vermelho", de Charles Perrault; o "Pinóquio", de Carlo Collodi; "Os três porquinhos" (autor desconhecido); a "Alice no País das Maravilhas", de Lewis Carroll; o "João e o Pé de Feijão", dos Irmãos Grimm e "A Princesa e a Ervilha", de Hans Christian Andresen.

Para o Stand da AmadoraEduca, evento que se realizou entre os dias 28 de maio e 1 de junho, levámos as personagens principais de cada uma dessas histórias, que foram, todas elas, construídas com materiais recicláveis, uma por turma, com a colaboração dos alunos estagiários da ESAN.

É claro que, para além das personagens atrás referidas, não poderia faltar nunca no meio de tanta bonecada uma bruxa malévola, um lobo mau terrífico e uma fada boazinha!!


Vamos entrar, então, no reino da fantasia!






E porque Reciclar, é Preciso…

O Mundo é a nossa casa.

Foi aqui que nascemos, é aqui que vivemos e é aqui que morreremos.
Infelizmente a luta pela proteção do mundo cada vez é mais difícil e há quem não perceba que é responsável pela sua destruição.

Um papel no chão, uma cidade imunda; esta é a relação. Se cada um achar que não faz mal, mais cedo ou mais tarde tudo acabará, tudo se destruirá.    

Sentir-se-iam orgulhosos ao exibirem uma casa suja e desarrumada? Não? Então porquê fazê-lo ao planeta? Ele é o maior presente que recebemos e o melhor que podemos dar e são pequenas atitudes que o podem melhorar!

Desde a reciclagem até à poupança de água e energia, tudo conta. Todos sentiremos a diferença assim que pusermos estas ideias em prática, os desastres naturais reduzir-se-ão, a beleza do planeta prevalecerá!

Porque todos juntos faremos a diferença!

Filipa Brito
ESAN 10º 1ª


sexta-feira, 6 de junho de 2014

Curiosidade do mês de... maio!



Como é que a água sobe até ao cimo das árvores?

As raízes das árvores absorvem água que se encontra entre as partículas de terra no solo. À medida que vão absorvendo mas água, esta sobe pelo tronco acima até aos ramos. Depois é libertada para o ar pelas folhas. Em algumas árvores a água sobe mais de 90 metros.

Várias forças trabalham em conjunto para deslocarem a água das raízes para o tronco e ramos e destas para as folhas. Quando a água das folhas se evapora, a copa da árvore fica mais seca.

Quando as raízes ficam saturadas, a água sobe para as zonas mais secas em cima. As moléculas de água permanecem unidas entre si e colam-se às paredes dos tubos através dos quais se deslocam. Este fenómeno, chamado coesão, ajuda a água a subir pelas árvores acima.

UMA ENORME BEBIDA!

As árvores bebem muita água!

Vejamos o exemplo do ulmeiro asiático. A quantidade de água que absorve depende do seu tamanho. Um ulmeiro de tamanho médio com um tronco de 1,5 metros de comprimento absorve cerca de 9 litros de água por dia.

Essa água é suficiente para encher 44 copos!

No caso do carvalho, se este for grande, pode absorver num dia água suficiente para encher sete banheiras! Imaginem só! É mesmo muita água!


Poema do mês de... maio!




Amor

Mãe, a flores adormecem
Quando se põe o Sol!

Filha, para as adormecer
Canta o rouxinol…

Mãe, a flores acordam
Quando nasce o dia!

Filha, para as acordar
Canta a cotovia…

Mãe, gostava tanto de ser flor!
Filha, eu então seria uma ave…


Matilde Rosa Araújo, O Livro da Tila, Caminho, 2010



Desafios Matemáticos

Não te esqueças de entregar a tua resposta junto do teu professor!

terça-feira, 20 de maio de 2014

Jardim de Infância, sala 1


Em abril continuámos a pedir para que a primavera chegasse depressa e falamos muito em Liberdade!
Começámos a  perceber que as abelhas e as borboletas andavam no ar e que os arbustos do nosso recreio estavam a ficar carregadinhos de flores!!

Finalmente o Sol começou a convidar-nos a ir para o recreio...Que bom!



Jardim de Infância, sala 1


Mês de março, foi o mês da Mulher, do Pai, da Árvore e do inicio da Primavera, que embora tímida, nos proporcionou umas brincadeiras bem divertidas no recreio!!

Aqui ficam alguns registos das atividades desse mês...



sábado, 3 de maio de 2014

Curiosidade do mês de... abril!!


Por que é que os ovos têm uma parte amarela

e outra branca?

Ora aqui está uma questão bastante curiosa, não acham?
A explicação é muito simples. Vejam bem!
Cada uma das partes do ovo ajuda a ave-bebé a crescer.
A parte amarela chama-se gema.
Há uma mancha branca na gema, que é o lugar onde o bebé começa a crescer.
Se olhares com atenção para um ovo cru consegues ver esta mancha, chamada disco germinativo.
À medida que o pinto fica maior, alimenta-se da clara e da gema do ovo.
A clara tem outra função importante: tal como uma almofada macia, protege o pinto na sua casca.

Para saberem mais:

O disco germinativo transforma-se no embrião, que cresce retirando alimento da gema e da clara.
Quando uma galinha está a pôr um ovo, ele dá voltas dentro dela, fazendo com que a parte da clara se enrole numa espécie de cordão chamado calaza. Podemos vê-la quando olhamos para um ovo cru.
As galinhas começam a pôr ovos entre os seis e os sete meses de idade. As galinhas que são criadas como poedeiras podem produzir mais de 250 ovos por ano!

Poema do mês de... abril!


Mistérios da escrita

Escrevi a palavra flor.     
Um girassol nasceu
No deserto de papel.
Era um girassol
Como é um girassol.
Endireitou o caule,
Sacudiu as pétalas
E perfumou o ar.
Voltou a cabeça
À procura do sol
E deixou cair dois grãos de pólen
Sobre a mesa.
Depois cresceu até ficar
Com a ponta de uma pétala
Fora da natureza.


Álvaro Magalhães, O limpa-palavras e outros poemas, 4.ª ed., ASA, 2005

Desafios Matemáticos



Não te esqueças de entregar a tua resposta junto do teu professor!