Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quinta-feira, 31 de outubro de 2013

Curiosidade do mês de outubro



Quem Inventou o Clipe?


Muitas vezes nos perguntamos sobre quem terá tido a ideia fantástica de pensar num objeto que, atualmente, é utilizado por toda a gente em diversos sectores. É o caso do clipe que é usado por polícias, médicos, mecânicos, administrativos e estudantes, entre muitas e variadíssimas profissões.

Pois bem, como a maioria das invenções, surgem sempre algumas dúvidas sobre a sua origem, quem as terá inventado, patenteado ou mesmo fabricado, e, no caso do clipe, passa-se exatamente isto.


Até ao final do séc. XX, para que os papéis ficassem minimamente ordenados, eram utilizados alfinetes. Contudo, havia a necessidade de um objeto que não os dispersasse. Assim, sabe-se que o norueguês, Johan Vaaler, no ano de 1879 terá inventado uma espécie de clipe sem as duas voltas completas do arame, mas a sua patente só foi registada em junho de 1901.

Porém, existem provas de que uma versão mais prática e funcional deste objeto, com as duas formas ovais tal como atualmente conhecemos, era já produzida e comercializada pela empresa britânica Gem Manufacturing Company Ltd., mas desconhecida dos noruegueses.

Na verdade, o clipe de papel moderno e a máquina para os fazer foram concebidos por William Middlebrook e patenteados em novembro de 1899.
Ainda nesse ano, a empresa nova-iorquina Cushman&Denison comprou a patente ao seu criador, dando o nome de GEM aos clipes produzidos.


Máquina de fazer clipes


Publicidade aos Clipes


Hoje em dia, existem vários tamanhos de clipes, fabricados com diversos materiais e de variadíssimas cores, sendo dos objetos mais vendidos do mundo.

Sem comentários:

Enviar um comentário