Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

segunda-feira, 3 de maio de 2010

Os pequenos escritores


O texto que podem ler, da turma do 2º A, foi premiado com o 1º Prémio no Concurso Uma Aventura...Literária 2010, da Editora Caminho, na modalidade de Texto Original.
Citando a editora, "Este ano recebemos 10 366 trabalhos individuais e de grupo, de centenas de escolas do ensino básico e secundário de todo o país."

Muitos Parabéns, meninos!

País das Maravilhas

Há muito tempo, o rei e a rainha do país Planeta Maravilhas queriam muito ter um filho, mas já tinha passado muito tempo e a rainha não conseguia engravidar. Nunca tal tinha acontecido porque, neste país, como o próprio nome indica, só acontecia o que as pessoas desejavam. Como era possível que as pessoas mais importantes do país não conseguissem cumprir o que tanto ansiavam? O próprio povo estava descontente com esta situação e algumas pessoas até pensaram em mudar de país. Havia que arranjar uma solução.
Um dia, o rei e a rainha resolveram chamar a fada do reino para ver de que maneira ela poderia ajudar.
A fada não sabia se podia acudir porque nunca tinha acontecido nada parecido no reino. Fez uma magia com a sua varinha, mas não sabia se iria dar resultado. Então, ofereceu aos reis uns óculos com poderes especiais: iriam permitir ver se, na barriga da rainha, havia alguma alteração e se começava a nascer um bebé. Era uma espécie de máquina, que se utiliza hoje em dia, para ver os bebés, mas, neste caso, eram uns óculos.
Passaram-se alguns meses e nada acontecia.
Chamaram, depois, os sábios, as bruxas, os feiticeiros, mas ninguém conseguiu encontrar uma solução.
Por último, foi ao palácio o coelho sábio com o seu ajudante rato sabichão que já muitos mistérios tinham desvendado no reino. Este caso não parecia fácil, mas havia de encontrar uma solução.
Durante muito tempo o coelho sábio investigou o problema e descobriu, num dos seus livros antigos, que existia uma planta da fertilidade e nascia só de quatro em quatro anos. O livro tinha também um calendário com o nascimento da planta e, então, o coelho ficou a saber que aquele era o ano em que haveria de nascer a planta que iria dar um filho à rainha.
Todo o povo do país procurou a planta da fertilidade e foi encontrada perto do País das Bruxas. A partir das suas sementes foi feito um chá que a rainha bebeu e, passados nove meses, nasceram três bebés. Então a rainha exclamou:
-Finalmente sou feliz!


FIM

Turma 2.º A

2 comentários:

  1. Parabéns!!!! Os nossos "condes" são cada vez melhores!!! Beijinhos e continuem!

    ResponderEliminar
  2. Parabéns ao 2.ºA e a todas as turmas que participaram.
    A Professora Joana

    ResponderEliminar