Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

domingo, 11 de dezembro de 2011

Passeio a Sintra

(Trabalho elaborado pelo aluno Pedro Carvalho, 4º B)

No dia 22 de novembro de 2011, fui com a minha turma visitar o Palácio da Vila, situado em Sintra. O meio de transporte utilizado foi o autocarro.
Quando chegámos encontrámos uma senhora à nossa espera, de nome Maria da Graça, que nos guiou pelo palácio até ao final da visita. Informou-nos que o palácio tinha cerca de 800 anos e que era o palácio mais antigo de Portugal. Disse-nos que D. Dinis o mandou construir e que, mais tarde, D. Manuel I o tinha mandado aumentar e colocar azulejos em quase todas as suas paredes. Do palácio nós só podemos visitar a parte antiga, pois a parte mais recente está reservada para o governo do nosso país.

A primeira sala que visitámos foi a sala dos cisnes. Conta a lenda que a princesa D. Filipa de Lencastre tinha como animal de estimação um casal de cisnes que lhe haviam sido oferecidos. A princesa casou aos 27 anos e foi viver com o seu marido para o estrangeiro. O rei, cheio de saudades da sua filha, mandou pintar no teto da sala 27 cisnes. Cada cisne representava um ano de vida da princesa, daí os 27. Sabe-se hoje que a lenda é falsa, pois a princesa casou com 32 anos. Esta sala era utilizada quando se faziam grandes banquetes dançantes. Depois de conhecermos a história da sala dos cisnes, visitámos uma outra sala que tinha pintada no teto várias pinturas de naus (grandes navios). Algumas delas tinham ou a bandeira da Turquia ou a da Holanda.

A seguir fomos à sala das gralhas onde só podiam entrar os eloquentes, que eram os senhores que falavam bem. Depois fomos à sala das sereias. Esta estava pintada com várias sereias que seguravam nas mãos instrumentos musicais. Desta sala passámos para a sala chinesa, onde vimos uma maqueta com duas torres e uma casa grande no centro. Entrámos na sala de Júlio César e lá vimo-lo desenhado num grande tapete, onde perguntava a uma feiticeira qual seria o seu destino. A seguir visitámos a sala árabe, onde havia uma fonte com sereias e cavalos. Também conhecemos a sala dos brasões e o quarto onde D. Afonso VI esteve preso nos últimos 9 anos da sua vida.

Dizia-se que era louco e por isso o tribunal mandara-o prender. De seguida visitámos a capela onde os reis costumavam rezar. No decorrer da visita vimos muitos contadores, que eram onde os monarcas guardavam as jóias, o dinheiro e os documentos mais importantes. Eram tipo cofres, onde se guardavam coisas especiais.

Por fim fomos à cozinha, onde encontrámos duas grandes chaminés e muitas panelas.

Ao meio-dia, com muita pena nossa, tivemos que regressar à escola.
Gostei muito desta visita. Achei-a muito interessante.

Sem comentários:

Enviar um comentário