Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

segunda-feira, 22 de junho de 2015

1 de maio - Dia do Trabalhador



O Dia do Trabalhador é celebrado anualmente no dia 1 de maio em numerosos países do mundo, em todos os continentes.
Este dia é, atualmente, feriado em Portugal.
O dia 1 de maio de 1886 foi a data em que aconteceu a primeira manifestação de cerca de 500 mil trabalhadores nas ruas de Chicago, nos Estados Unidos da América, com o objetivo de lutar pelas 8 horas de trabalho diário (e não as praticadas, de 12 a 18 horas) e protestar contra as péssimas condições de trabalho.
Antes desta data, os trabalhadores não pensavam em exigir os seus direitos. Abusava-se muito deles, porque chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e prejudicial à saúde! Os trabalhadores defendiam que o ideal era dividir o dia em três períodos: 8 horas para trabalhar, 8 horas para dormir e 8 horas para o resto, que incluía a diversão.
Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de maio de 1974, a seguir à revolução do 25 de Abril, é que se passou a comemorar publicamente o 1º de maio.

Curiosidade: Sabias que só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar no máximo 8 horas por dia?

Sem comentários:

Enviar um comentário