Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Dia Internacional da Pessoa com Deficiência




No passado dia 3 de dezembro comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência. Esta data, assinalada pela Organização das Nações Unidas, tem como finalidade promover uma maior compreensão para com a temática da deficiência, bem como reforçar a defesa da dignidade e dos direitos das pessoas portadoras de deficiência.

Também na E.B.1/J.I. da Condes da Lousã decidimos celebrar esta data tão importante.

Assim, a equipa da Educação Especial, em colaboração com o professor bibliotecário Luís Fernandes, dinamizou uma atividade para assinalar este dia. Os alunos tiveram a oportunidade de ouvir contar a história: “O Velho a Preto e Branco na Aldeia das Cores”, procedendo posteriormente à interpretação e exploração desta narrativa. Partilharam ideias e refletiram sobre o assunto, tendo sido debatidas algumas questões que os preocupavam. Esta atividade permitiu que se colocassem no lugar do outro, refletindo sobre as necessidades e dificuldades das pessoas com deficiência. Falou-se sobre a importância da inclusão de todas as pessoas na sociedade, sublinhando a necessidade de todos nós nos sentirmos incluídos em todos os espaços que frequentamos. Os alunos compreenderam que têm um papel fundamental para que as pessoas com deficiência se sintam bem no mundo em que vivemos.

Após esta reflexão, cada turma da escola decorou um modelo de mão ao seu gosto. Os alunos e professores deram largas à imaginação e os trabalhos ficaram fantásticos. A seguir, os modelos de mão, muito bem ornamentados, foram dispostos num painel - o resultado final foi brilhante!

Todas as mãos eram diferentes, mas todas iguais!

As duas turmas do pré-escolar tiveram ainda a oportunidade de visitar a sala da Unidade de Ensino Estruturado. Conheceram o espaço e compreenderam a dinâmica de funcionamento do mesmo.

Desta forma, esta data pôde ser assinalada e celebrada, graças à colaboração, empenho e criatividade de todos.

A inclusão de alunos com deficiência é ainda um processo em curso, mas não é uma utopia! Cabe-nos a nós, cidadãos do mundo, torná-la realidade!



Anabela Luís e Andreia Pisco



Sem comentários:

Enviar um comentário