Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sexta-feira, 12 de maio de 2017

1.º de Maio - Dia do Trabalhador



Todos os anos, no dia 1 de Maio, comemora-se, em todo o mundo, o Dia do Trabalhador. No séc. XIX, abusava-se muito dos trabalhadores, que chegavam a trabalhar entre 12 e 18 horas por dia, o que era muito cansativo e até prejudicial à saúde!

No dia 1 de Maio de 1886, nos Estados Unidos da América, milhares de trabalhadores de Chicago juntaram-se nas ruas para protestar contra as más condições de trabalho e lutar pelas 8 horas de trabalho diárias. A manifestação e os acontecimentos seguintes deviam ter sido pacíficos, mas várias pessoas foram feridas e mortas só por estarem a lutar pelos seus direitos.

Em 1889, o Congresso Internacional em Paris decidiu que o dia 1 de Maio passaria a ser o Dia do Trabalhador, em homenagem aos "mártires de Chicago". Em 1890, os trabalhadores americanos conseguiram alcançar a sua meta das 8 horas de trabalho diárias!

E em Portugal?

Em Portugal, devido ao facto de ter havido uma ditadura durante muito tempo, só a partir de Maio de 1974 (o ano da revolução do 25 de Abril) é que se passou a comemorar publicamente o Primeiro de Maio.

E só a partir de Maio de 1996 é que os trabalhadores portugueses passaram a trabalhar 8 horas por dia, mais de cem anos depois da revolução em Chicago.


Sem comentários:

Enviar um comentário