Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quinta-feira, 12 de abril de 2018

Ajuda à associação CASA




Na sequência das comemorações do Dia da Não Violência Escolar, surgiu na nossa escola a ideia de apoiar a associação CASA (Centro de Apoio ao Sem Abrigo), que é  uma associação sem fins lucrativos, constituída por mais de 450 voluntários, que visa levar a cabo ações de solidariedade social, em particular dar apoio, alimentação e alojamento a sem-abrigo, crianças, adolescentes e idosos socialmente desfavorecidos, vítimas de violência ou maus-tratos, independentemente da sua nacionalidade, credo religioso, política ou etnia.
Neste momento, a associação distribui refeições quentes e embaladas, 365 noites por ano, na zona de Lisboa, Porto, Coimbra, Faro, Setúbal e Região Autónoma da Madeira; distribui vestuário e calçado e, em articulação com algumas Juntas de Freguesia, providencia instalações para banhos e higiene de sem abrigo. 
Em 2017 o CASA confecionou, só em Lisboa, cerca de 160 000 refeições quentes e distribuiu mais de 3000 cabazes alimentares a famílias carenciadas. No entanto, este trabalho ficaria em risco se, a curto prazo, a associação não conseguisse substituir a carrinha de recolha de alimentos e distribuição, pois a mesma encontrava-se em muito mau estado.
O CASA necessitava de angariar com urgência cerca de 5000 euros para adquirir uma viatura que lhes era vendida a preço reduzido.
Assim, a Escola Condes da Lousã propôs à população do nosso agrupamento (professores, técnicos, assistentes operacionais, famílias e alunos) que contribuíssem monetariamente, cada um com aquilo que lhe fosse possível, de forma a tornar viável a continuidade deste tão louvável projeto.
Para operacionalizar a recolha das contribuições foram construídos dois carros mealheiros, tendo um ficado na nossa escola e outro na EB José Ruy. Para além das contribuições monetárias, os meninos da Unidade de Ensino Estruturado da Condes da Lousã, juntamente com os alunos das restantes turmas, fizeram umas bolachinhas que depois foram vendidas a 0,20 e a 0,50€ o saco.
No passado dia 23 de março deslocaram-se à nossa escola dois voluntários da respetiva associação, que vieram explicar às nossas crianças o que era/como era/como se organizavam e o que faziam os voluntários numa associação como esta, tendo-lhes sido entregue nesse mesmo dia os carros mealheiros com o valor que tínhamos conseguido juntar, a Condes da Lousã 261,62 euros, e a José Ruy 79, 53 euros, tendo o total da iniciativa valido 341,15 euros. Foi muito gratificante observar o envolvimento/empenhamento dos nossos alunos nesta causa, que fortaleceu, antes de tudo, o espírito da solidariedade e entreajuda, valores tão importantes nos tempos que correm.

A todos MUITO OBRIGADO!!









Sem comentários:

Enviar um comentário