A Bandeira e o Hino Nacional são
dois símbolos que dignificam o nosso país e os quais devemos honrar e
respeitar.
A Divisão Policial da Amadora, em
parceria com o Departamento de Educação e Desenvolvimento Sociocultural da
Câmara Municipal da Amadora, desenvolveram uma ação sobre a importância e as
regras para o uso da Bandeira Nacional.
Desta forma, no passado dia 24 de
novembro de 1013, três agentes da Escola
Segura vieram até à nossa escola desenvolver uma ação esclarecedora sobre a
Bandeira Nacional.
Começaram por nos falar da
importância e das regras genéricas de utilização da Bandeira. Mais tarde
falaram-nos sobre os locais onde deverá ser hasteada a Bandeira.
Aprendemos que existem locais
obrigatórios, como por exemplo, nos locais de órgãos de administrações
públicas, monumentos nacionais, sedes de institutos e empresas públicas e
também locais em que o hastear da Bandeira Nacional é opcional, tais como
delegações dos institutos e empresas públicas, instalações de entidades
privadas e de pessoas coletivas.
Também nos explicaram que, nos
locais onde a Bandeira for hasteada opcionalmente, só deverá sê-lo cumprindo as
regras e protocolos definidos.
Depois informaram-nos sobre as
regras do ato de hastear a Bandeira. Ficámos a saber que deverá ser hasteada
todos os dias em locais como a Assembleia da República, a Presidência do
Conselho de Ministros, o Supremo Tribunal de Justiça e o Tribunal Constitucional.
Noutros locais, a Bandeira deverá
ser hasteada aos domingos e feriados e em ocasiões especiais.
Aprendemos, também, que nos dias
em a Bandeira é hasteada, deverá acontecer pelas 9h00 e arreada ao pôr do sol e
que as Bandeiras da União Europeia e das regiões autónomas só poderão ser
hasteadas em conjunto com a Bandeira Nacional.
Depois de todas estas
explicações, aprendemos quais as posições das Bandeiras e a ordem de
precedência das várias bandeiras, isto é, a Bandeira Nacional quando hasteada
com outras, deverá ocupar sempre o lugar mais honroso e é sempre a primeira a
ser hasteada e a última a ser arreada.
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