Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quinta-feira, 21 de junho de 2012

IV Feira do Livro



No início de junho realizou-se a IV semana da Feira do Livro. A nossa biblioteca abriu as portas à comunidade para a compra de livros infantis. Com o apoio da Porto Editora havia livros para todos os “tamanhos”, gostos e feitios.

No decorrer da semana (04 de junho a 08 de junho) dinamizaram-se diversas atividades, todas elas relacionadas com a leitura, com a expressão e importância da Língua Portuguesa e seus autores: leitura de contos, dramatização de contos, trava-línguas e lengalengas, adivinhas e anedotas.

A nossa semana começou com a leitura de contos às turmas do 1º ano e pré-escolar. Os vencedores do concurso de leitura leram aos mais pequenos as histórias : “ Avós” e “ A casa da Mosca Fosca".

No dia 05 de Junho o ator e autor André Gago visitou a nossa escola. Presenteou-nos com a leitura da sua obra “ O Circo da Lua”. Uma história fantástica entre uma Terra e uma Lua que quase se tocam por serem tão próximas. Depois… a descoberta e a criação do circo. O autor encantou as nossas crianças com a sua narrativa e conduziu-as, com maestria, de palavra em palavra, à tenda do circo.

E como a nossa literatura infantil está recheada de bons autores, no dia 06 de junho de manhã tivemos a presença do Alexandre Honrado que nos contou, não uma, não duas, mas três magníficas histórias da sua mais recente obra “Quem conta um conto”. De forma espontânea e de mão dada com a imaginação o autor divertiu as nossas crianças com cada uma das personagens que recriou, pincelando com humor cada palavra.

 À tarde, a nossa colega Dina Pereira, professora de Língua Portuguesa no Agrupamento, participou com os seus alunos de PLNM (Português Língua Não Materna) na atividade: Trava-Línguas e Lengalengas. Os nossos alunos “destravaram” as suas línguas e divertiram-se ao máximo com as partidas que a sua língua lhes pregou.

 Ainda no dia 06 de junho e, aproveitando, a ida dos nossos alunos do 4º ano ao agrupamento, no âmbito da proposta do GIP/SPO – realização de atividades lúdicas com o objetivo de familiarizar os alunos com a nova escola, suas dinâmicas e caraterísticas de um novo ciclo, achámos que seria interessante que antigos alunos partilhassem as suas experiências com aqueles que para o próximo ano letivo iniciarão o 5º ano. A professora, do agrupamento, Joana Branco de Língua Portuguesa aceitou prontamente o desafio e realizou com a turma do 6º1 pequenos textos onde alguns alunos relataram as suas vivências e opiniões aos futuros colegas.

No último dia a nossa colega Rita Lemos, professora de Língua Portuguesa no Agrupamento, participou com os seus alunos do 6º 5 na atividade: Hora da Poesia. Os alunos trouxeram textos do grande autor Hans Christian Andersen e dinamizaram a atividade com entusiasmo.

A todos os autores e colegas que colaboraram e participaram na feira do livro o nosso muito obrigado. Um especial agradecimento à professora Sara Teixeira, que sendo de matemática, participou do princípio ao fim na realização da IV semana da Feira do Livro.


Sem comentários:

Enviar um comentário