Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quarta-feira, 10 de outubro de 2012

A Revolução de 5 de outubro de 1910


Estávamos nos finais do século XIX,reinava nesta altura o rei D. Carlos, que era um rei muito corpulento, por isso até lhe chamavam o “Gordo”, embora o seu cognome fosse “Diplomata”. Há muito tempo que o povo se manifestava contra a forma como os reis governavam, pois passavam fome e não tinham regalias nenhumas.

Começaram a surgir alguns grupos partidários, entre eles o Partido Republicano, que se manifestava contra os abusos da monarquia.

O Partido Republicano tornou-se cada vez mais forte, pois havia cada vez mais pessoas a aderir a ele. D. Carlos estava nessa altura em Vila Viçosa e no seu regresso a Lisboa sofreu um atentado resultando a sua morte e a do seu filho Luís Filipe, que seria o seu sucessor.

É então que D. Manuel, filho mais novo de D. Carlos foi proclamado rei, ficando no poder apenas dois anos, pois a monarquia estava com os dias contados. Um grupo de Republicanos, comandados por Machado dos Santos deu início à revolução que terminou com a monarquia que durante centenas de anos nos governou. D. Manuel exilou-se com a família em Inglaterra. Em 1910, no dia 5 de Outubro, foi implantada a República em Portugal e Teófilo Braga foi Presidente da República provisoriamente. O Dr. Manuel de Arriaga foi o nosso primeiro Presidente da República eleito. Outros se seguiram até aos nossos dias.

4º A – Texto coletivo
 
Desenho realizado pela aluna Evenilda
 

Sem comentários:

Enviar um comentário