Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Curiosidade do mês de... maio!



Como é que a água sobe até ao cimo das árvores?

As raízes das árvores absorvem água que se encontra entre as partículas de terra no solo. À medida que vão absorvendo mas água, esta sobe pelo tronco acima até aos ramos. Depois é libertada para o ar pelas folhas. Em algumas árvores a água sobe mais de 90 metros.

Várias forças trabalham em conjunto para deslocarem a água das raízes para o tronco e ramos e destas para as folhas. Quando a água das folhas se evapora, a copa da árvore fica mais seca.

Quando as raízes ficam saturadas, a água sobe para as zonas mais secas em cima. As moléculas de água permanecem unidas entre si e colam-se às paredes dos tubos através dos quais se deslocam. Este fenómeno, chamado coesão, ajuda a água a subir pelas árvores acima.

UMA ENORME BEBIDA!

As árvores bebem muita água!

Vejamos o exemplo do ulmeiro asiático. A quantidade de água que absorve depende do seu tamanho. Um ulmeiro de tamanho médio com um tronco de 1,5 metros de comprimento absorve cerca de 9 litros de água por dia.

Essa água é suficiente para encher 44 copos!

No caso do carvalho, se este for grande, pode absorver num dia água suficiente para encher sete banheiras! Imaginem só! É mesmo muita água!


Sem comentários:

Enviar um comentário