Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

domingo, 30 de novembro de 2014

A História de São Martinho



A História de S. Martinho

Martinho era um valente soldado romano que estava a regressar de Itália para a sua terra algures em França.
Montado no cavalo estava a passar num caminho para atravessar uma serra muito alta, chamada Alpes, e, lá no alto, fazia muito frio, vento e mau tempo.
Martinho estava agasalhado normalmente para a época: tinha uma capa vermelha que os soldados romanos normalmente usavam.
De repente apareceu-lhe um homem muito pobre, vestido de roupas já velhas e rotas cheio de frio que lhe pediu esmola.
Infelizmente, Martinho não tinha nada para lhe dar. Então, pegou na espada, levantou-a e deu um golpe na sua capa. Cortou-a ao meio e deu metade ao pobre.
Nesse momento, de repente, as nuvens e o mau tempo desapareceram. Parecia que era verão! Foi como uma recompensa de Deus a Martinho por ele ter sido bom.
É por isso que todos os anos, nesta altura do ano, mesmo sendo outono, durante cerca de três dias o tempo fica melhor e mais quente. É o verão de São Martinho. Em sua homenagem, comemoramos o dia 11 de novembro com as primeiras castanhas do ano, acompanhadas de vinho novo. É o Magusto, que faz parte das tradições do nosso país.


Resumo da Lenda - 3º A


Ah, ah, ah, minha castanhinha
( música “Apita o Comboio”)
 
Ah, ah, ah, minha castanhinha   (bis)
Quem te pôs a mão, sabendo qu' és minha.  (bis)
 
Sabendo qu' és minha, do meu coração,  (bis)
Salta castanhinha para a minha mão.  (bis)
 
É na tua mão qu'eu quero ficar  (bis)
Anda pr'ó recreio, vamos lá saltar.  (bis)
 
Vamos lá saltar e bater o pé  (bis)
Porque é no recreio que o magusto é.  (bis)
 
Vais bater o pé e vais-me comer  (bis)
É dentro de ti que eu vou viver.  (bis)


Música coreografada com os alunos do 1º e 2º ano



Provérbios relativos a S. Martinho

Em dia de S. Martinho, vai à adega e prova o vinho.
No dia de S. Martinho, lume, castanhas e vinho.
No dia de S. Martinho mata o teu porco e faz o teu vinho.
No dia de S. Martinho, assa as castanhas e molha-as com vinho.
Pelo S. Martinho, deixa a água para o moinho.
Pelo S. Martinho, mata o porco e semeia o cebolinho.
Pelo S. Martinho, semeia a fava e o linho.
Se o Inverno não erra o caminho tê-lo-eis no S. Martinho.


Adivinha:

Tenho camisa e casaco
Sem remendo nem buraco
Estoiro como um foguete
Se alguém no lume me mete!
 

Quadra:

O S. Martinho está a chegar
A lareira vou acender
Para as castanhas assar
E contigo as comer.


Sem comentários:

Enviar um comentário