Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sábado, 28 de fevereiro de 2015

Dia de S. Valentim - As nossas atividades :)



O Dia de S. Valentim, ou Dia dos Namorados, celebra-se a 14 de fevereiro. Este dia é conhecido por ser o dia mais romântico do ano. No qual os casais e/ou amigos trocam mensagens, cartas, presentes e outras ofertas, de forma a mostrar e comemorar o amor que sentem um pelo outro.


Origem do dia de S. Valentim


A história do Dia de São Valentim remonta ao século III d.c. O Imperador Romano Claudius II proibiu os casamentos, para assim angariar mais soldados para as suas tropas. Um sacerdote da época, de nome Valentim, desrespeitou este decreto imperial, realizando casamentos. O segredo foi descoberto e Valentim foi preso, torturado e condenado à morte. Antes de ser executado, conseguiu enviar e receber algumas cartas ainda na cela, o que originou a troca de cartões neste dia, os chamados valentines.


Cupido, Deus do Amor


Há um deus do Olimpo (um monte na Grécia onde moram os deuses), de seu nome é Cupido, que continua a ser um dos símbolos favoritos do amor. Toda a gente conhece a sua forma de anjinho com asas e o seu arco e flechas do amor.

Armado com um arco e setas, ele disparava as flechas do amor nos corações tanto dos homens como dos deuses.

Normalmente, o Cupido é desenhado como tendo a figura de um anjo.

Mas Cupido também viveu um grande amor com a princesa Psiquê. E as dificuldades que enfrentou para ter o seu amor nos braços são o motivo pelo qual ele hoje é conhecido como alguém que une os corações apaixonados.


As atividades na nossa escola…


Na passada sexta-feira, dia 13 de fevereiro, celebrámos, a par do Carnaval, o Dia dos Amigos Especiais na nossa escola!

Havia um cartaz e uma caixa alusivos ao Dia de S. Valentim no átrio da escola. Durante a semana os alunos dedicaram um postal a um colega da turma, escolhido aleatoriamente por sorteio. Os postais foram guardados na caixa da correspondência.

Na sexta-feira, foi distribuída a correspondência por todas as turmas da nossa escola. O sorteio dos nomes permitiu a todos os alunos receberem um postal no Dia de S. Valentim. Os alunos ficaram felicíssimos ao receber um postal elogioso, num dia em que soube tão bem realçar as qualidades de cada um!

Foi, também, neste dia que os tabuleiros, à hora do almoço, se encontravam forrados, com maravilhosos toalhetes, alusivos, naturalmente, a este tema, que ao longo da semana os alunos foram decorando.


Aqui fica uma breve amostra destas atividades.













































Sem comentários:

Enviar um comentário