Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sábado, 1 de dezembro de 2012

Vem Descobrir...Experimentando!


 
No dia 9 de novembro de 2012, pelas 13 horas, a nossa turma deslocou-se ao laboratório da escola onde fomos recebidos pela professora Mafalda Almeida, que nos iria orientar na realização de algumas atividades experimentais e de novas aprendizagens.

Ao entrarmos, a professora e o nosso professor José Carlos organizaram-nos em dois grupos sentados à volta de mesas.

A professora dialogou connosco acerca das regras de laboratório e do que se iria fazer: atividades experimentais sobre as mudanças de estado físico dos materiais.

Em primeiro lugar, foi-nos entregue uma ficha de registo onde anotámos as opiniões e depois as verificações. De seguida, a professora colocou, na mesa dos grupos, vários sacos com leite, álcool, chocolate, sal, mel, azeite e margarina. Pediu-nos, depois, para organizarmos os materiais em dois grupos: os que se encontravam no estado sólido e os que se encontravam no estado líquido. Para verificarmos se estávamos corretos, utilizámos um conta-gotas, sendo que os materiais em que conseguimos obter gotas estavam no estado líquido e os outros, dos quais não obtivemos gotas, estavam no estado sólido.

A segunda parte da atividade consistiu na tentativa de alteração do estado físico dos materiais com o aumento ou diminuição da temperatura.

Numa das mesas estava uma tina com água a 60 graus Celsius e, na outra mesa, uma geleira com gelo a -19 graus Celsius (temperatura negativa), temperaturas que nós verificamos com termómetros. Colocámos em cada recipiente os materiais que estávamos a utilizar e esperámos 5 minutos. Enquanto esperámos, registámos a nossa opinião sobre o que iria acontecer.

Por fim, retirámos os materiais de dentro dos recipientes.

Na tina com água quente, verificámos que, com o aumento da temperatura, a margarina e o chocolate derreteram, aprendemos que se diz fundiram, passando do estado sólido para o estado líquido, processo designado por Fusão. Os outros materiais não alteraram o seu estado físico.

Na geleira, com temperatura negativa, verificámos que, com a diminuição da temperatura, o leite, o mel e o azeite se solidificaram, passando do estado líquido para o estado sólido, processo físico designado por Solidificação. Os outros materiais não alteraram o seu estado físico. A professora informou-nos ainda que o álcool precisa de uma temperatura muitíssima baixa (negativa) para solidificar.

Em conclusão, para além de querermos agradecer à professora Mafalda, achámos as atividades/experiências muito interessantes, uma vez que realizámos novas aprendizagens, salientado que ficámos a saber que a alteração da temperatura pode alterar os estados físicos dos materiais e que essas alterações têm nomes científicos.


Turma 4º B (texto coletivo)
 

Sem comentários:

Enviar um comentário