Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

Dia de S. Valentim



Amanhã, 14 de fevereiro, comemora-se o Dia de S. Valentim. Sobre a origem deste dia existem diferentes versões, ora vejam duas delas:  
 
No ano 270 a.C., o Bispo romano Valentim desafiou o imperador Claudius II, que proibira que se realizassem matrimónios, e continuou a promover casamentos.
Para Claudius, um novo marido significava um soldado a menos. Preso, enquanto esperava pela sua execução, o Bispo Valentim apaixonou-se pela filha cega do seu carcereiro, Asterius, e, como que por um milagre, fez com que ela recuperasse a sua visão. Para se despedir, Valentim escreveu-lhe uma carta de amor. Foi assim que surgiu a expressão “Do teu Valentim".
Mesmo tido como santo pelo suposto milagre, Valentim foi executado no dia 14 de Fevereiro.

É bem provável que a festa dos namorados tenha a sua origem num festejo romano: a Lupercália. Reza a lenda que, em Roma, lobos vagavam próximos das casas e que um dos deuses do povo romano, Lupercus, era invocado para mantê-los à distância. Por essa razão, era oferecido um festival em sua honra, no dia 15 de Fevereiro. Nesse festival, era costume escreverem-se os nomes das meninas romanas em pedaços de papel, que depois eram colocados em frascos. Cada rapaz escolhia o seu papel e a menina escolhida deveria ser sua namorada durante todo aquele ano.


Na nossa escola, para comemorar este dia, falamos sobre a amizade e sobre a importância de sermos e de termos amigos, pois para nós a amizade é um valor que prezamos muito!

Vê, em baixo, um pequeno filme sobre este tão nobre sentimento.  





Sem comentários:

Enviar um comentário