Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Criança/Animal: uma combinação perfeita! - O Saturno


“Os cães são o nosso elo com o paraíso. Eles não conhecem a maldade, a inveja ou o descontentamento. Sentar-se com um cão ao pé de uma colina numa linda tarde, é voltar ao Éden onde ficar sem fazer nada não era tédio, era paz.”
Milan Kundera

Aprender a conviver com sentimentos faz parte da vida do ser humano. Nesse sentido, as crianças podem ser estimuladas para que, desde muito cedo, olhem o outro de uma forma diferente. Muitas pessoas não compreendem, mas a verdade é que, segundo alguns investigadores, o animal de estimação poderá ser a solução para a resolução de alguns dos conflitos dos mais pequenos.
É com o cão, o gato, o periquito, o hamster ou com qualquer outro animal de estimação que as crianças podem compreender o ciclo da vida: a gestação, o nascimento, os primeiros passos, a doença e também a morte. Com um tempo de sobrevivência menor do que o do ser humano, os animais são fonte de aprendizagem para as crianças e despertam nelas a responsabilidade, a sensibilidade e o respeito. Os pediatras são unânimes ao defenderem que da relação criança/animal podem nascer sentimentos muito fortes como a amizade, o carinho, a frustração, a alegria e também a autonomia. Essa relação vai-lhes permitir uma melhor compreensão do mundo que as rodeia.
Segundo pesquisas recentes, os benefícios para as crianças que se relacionam com os animais são os seguintes:
- A criança que convive com animais é mais afetiva, repartindo as suas coisas, é generosa e solidária, demonstra maior compreensão dos acontecimentos, é crítica e observadora, sensibiliza-se mais com as pessoas e com as situações.
- Apresenta autonomia, responsabilidade, preocupação com a natureza, com os problemas sociais e desenvolve uma boa autoestima.
- Relaciona-se facilmente com os amigos, tornando-se mais sociável, cordial e justa. Sabe o valor do respeito.
- Desenvolve a sua personalidade de maneira equilibrada e saudável, tendo mais facilidade para lidar com a frustração, libertando-se do egocentrismo.
Assim, por entendermos que a relação criança/animal é PERFEITA, permitimos que, ao longo dos últimos anos, passassem pela nossa escola vários animais, entre eles: um doce gato preto (a quem demos o nome de Billy e que nos foi trazido por uma aluna que o encontrou, num dia de muita chuva, quando ia a caminho da escola), os famosos bichinhos-da-seda, periquitos e canários (que ainda hoje se encontram connosco), uma tartaruga e, vejam só, grilos!!
Chegou, agora, a vez do Saturno, um lindo cãozinho bebé, nascido no dia 30 de abril, arraçado de Serra da Estrela!
Como já era de esperar, a apresentação do cachorro aos alunos não poderia ter corrido melhor, ficando os mesmos verdadeiramente empolgados! Foi uma alegria ver as “crianças” brincarem, fossem elas de duas ou quatro “patas”!
Durante este mês de julho, o Saturno estará na nossa escola entre as 9h e as 15h, estando prevista, para o mês de setembro, a sua “mudança” em definitivo. Até lá, ficará perto da sua mãe, a Vénus, uma bela cadela que vive na sede do Agrupamento.
E pronto, aqui está ele, é o SATURNO!!!








 

Sem comentários:

Enviar um comentário