Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

sábado, 23 de março de 2013

Comenius - Inclusão para Todos


 
No âmbito do Projeto Comenius – Inclusão para Todos, a turma do 1.º A desenvolveu, em duas sessões, a atividade “Meninos do Mundo”, dinamizada pela professora titular de turma, Mafalda Almeida.
 
Esta atividade teve como principais objetivos a valorização da cor negra e, consequentemente, a valorização da autoimagem de alguns alunos da turma, que continuavam a associar a “cor de pele” ao lápis cor-de-rosa. Pretendia-se que todos entendessem que não há “hierarquias” relativamente às diferentes cores de pele, mas sim coisas em comum e diferenças entre todos.
Assim, na primeira sessão, a professora projetou no quadro interativo o filme “Meninos do Mundo”, construído pela própria, onde estavam representadas várias crianças de diversas partes do mundo e em diversos contextos: urbanos, rurais, em grupo ou sozinhas. As imagens foram acompanhadas por músicas representativas dos diferentes países/continentes.
 
Após a visualização do mesmo, os alunos partilharam impressões sobre as imagens apresentadas, tendo-lhes sido explicado que aquelas crianças eram oriundas de diferentes países/continentes. De seguida, foi solicitado que pensassem quais eram os aspetos comuns e as diferenças que tinham dos outros. Depois de muito se discutir, concluíram que tinham muito mais semelhanças do que diferenças, sendo a principal o facto de serem todos CRIANÇAS.
De seguida, o grupo viu e ouviu o conto animado “ Menina bonita do laço de fita”, de Ana Maria Machado, através do link http://www.youtube.com/watch?v=ZF5AUmpbgt8, tendo-se debatido o conceito da beleza e “o que é ser bonito”. Aqui as opiniões foram díspares, tendo os alunos compreendido que a noção de beleza não é igual para todos, o que é uma mais-valia, pois seria muito aborrecido se as pessoas gostassem todas das mesmas coisas. Assim, a diferença é vista como algo que devemos valorizar e não desprezar.
 
A escolha deste conto teve como objetivo primário a sensibilização das crianças para o facto de nós sermos aquilo que é a nossa família. Assim solicitou-se aos alunos que falassem dos seus familiares: “Como é a tua família?”, Com quem é que te pareces?”, “Quem são os teus pais?”, Onde é que nasceram?” e “Quem são os teus avós?”. Para trabalho de casa, levaram uma árvore genealógica que tiveram de construir com a ajuda dos pais.
Na segunda sessão, os alunos viram o filme “A turma do 1.º A”, acompanhado pela música “Ninguém é igual a ninguém”, que eles ouviram e entoaram, tendo-lhes sido, depois, solicitado que fizessem o seu autorretrato, verificando-se que todos se reviram na sua cor.
De forma a partilhar com os restantes alunos da escola a atividade desenvolvida, construiu-se um painel, fora da sala de aula, onde foram colocados os seus autorretratos, alguns dos desenhos que fizeram do conto, algumas árvores genealógicas, assim como algumas frases sobre o tema.
 
E aqui estão eles, a turma do 1º A, todos diferentes, como é tão bom ser!


 
 





 

Sem comentários:

Enviar um comentário