Sejam Todos Muito Bem Vindos!!!! :)

domingo, 24 de março de 2013

Visita de estudo ao Aquário Vasco da Gama



No dia 15 de março de 2013, pelas 9h30min, as turmas do 3.º ano foram de autocarro ao Aquário Vasco da Gama, para participar numa visita de estudo que lhes possibilitou novas experiências, contribuindo para o enriquecimento da sua consciência ambiental.

Quando lá chegaram, lancharam no jardim do Aquário, onde viram também muitos peixes de diferentes cores e tamanhos. Os alunos deliciaram-se ao ver os peixes que pareciam relacionar-se, facilmente, com a figura humana.

Às dez horas, as turmas entraram no Aquário e começaram por visitar o museu, onde puderam observar diversos tipos de peixes, conchas, mamíferos marinhos e aves que vivem junto a meios aquáticos. Nesta fase da visita, os alunos ficaram fascinados com as representações e esqueletos de tubarões e com a diversidade de peixes e conchas existentes.

De seguida, dirigiram-se para o Aquário, a parte viva da exposição. Aqui, observaram espécies animais e vegetais pertencentes aos mais variados grupos zoológicos e botânicos, provenientes de ecossistemas de água doce, salgada e salobra.

Começaram por ver a galeria dos invertebrados, que inicia a exposição de animais vivos e é dedicada aos invertebrados marinhos da costa portuguesa. Os alunos viram espécies como  Cnidários, Anelídeos, Artrópodes, Moluscos e Equinodermes.

Posteriormente, os alunos dirigiram-se para uma outra sala dedicada à fauna tropical de água doce, onde observaram peixes de pequenas e grandes dimensões.

Depois, visitaram a sala destinada à fauna marinha tropical, exibida em cinco aquários. Neste grupo havia espécies de formas e cores exuberantes que habitam os recifes de coral.

Visitaram ainda o tanque das tartarugas, no qual puderam observar tartarugas marinhas vivas, da espécie Caretta caretta, vulgarmente conhecidas por tartaruga-bobo.

Ainda tiveram tempo para ver a sala dos anfíbios e répteis, onde também existia uma diversidade enorme de espécies.

Por fim, dirigiram-se para a galeria dos leões-marinhos, onde observaram os seus tratadores a alimentarem-nos enquanto eles faziam algumas acrobacias engraçadas.

Os alunos referiram que o mais interessante da visita foi a diversidade de peixes, invertebrados e corais existentes e gostaram especialmente das tartarugas e dos leões-marinhos.

No final da visita, os alunos revelaram-se felizes e satisfeitos, pois esta experiência assume um importante papel na educação ambiental e social dos cidadãos.











Sem comentários:

Enviar um comentário